Afinal, pra que serve uma Escuela de Incidência?

Afinal, pra que serve uma Escuela de Incidência?
  • Tiempo estimado de lectura, 2 minuto(s)

Pra você que gostou da chamada, mas ainda não entendeu direito o que está acontecendo! Vamos descomplicar os conceitos.

Nossa proposta com a Escuela de Incidência é colaborar para que mudanças sociais aconteçam a partir do fortalecimento de lideranças locais que atuem em contextos de violência. Nossa metodologia parte da transferência de ferramentas e tecnologias que sejam capazes de fortalecer a atuação desses agentes.

Separamos três exemplos práticos que podem ajudar a entender mais! Nas últimas edições da Escuela, alguns projetos foram criados para incidir em políticas públicas; mas as iniciativas desenvolvidas da EDI podem ser direcionadas para projetos sociais, campanhas de engajamento e qualquer outro tipo de iniciativa que promova mudanças reais! Vejam aqui:

“Laboratório Cívico LGBT” que tinha como problema a violência contra a população LGBTI que não é reconhecida pela sociedade e pelo Estado.

“Visibilizando a violência de gênero por armas de fogo para promover políticas públicas eficazes para seu controle” e tinha como pauta a criação de um grupo multidisciplinar para aliviar a falta de análise sobre o impacto das armas de fogo na violência contra as mulheres.

“Observatório de Governo Aberto”, onde a questão era a pouca colaboração entre os cidadãos e o governo municipal autônomo de La Paz para a construção conjunta de políticas públicas.

Escuela

O que esses temas têm em comum? Todos são processos pensados a partir da sociedade para melhorar questões sociais, tendo como referência a disputa política urbana (alguns projetos englobam também questões rurais) e institucional.

Hmm interessante. E o que eu ganho com isso?

Novas ferramentas para mudanças sociais a nível local e nacional Rede fortalecida e influente nos temas de violência Ajuda de custos e participação garantida no encontro regional da Escuela de Incidência de lideranças LatinoAmericanas em algum país da América do Sul Apoio financeiro para a para a fase de planejamento do projeto Apoio financeiro para a realização do do projeto, fase mão na massa! Participação na publicação da FLACSO (Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais - eles que produziram a o Mapa da Violência :)) sobre lideranças jovens Latino Americanas

Gostei! E porque devo participar?

Acreditamos que a Escuela tem a capacidade de aumentar e potencializar projetos além de fortalecer perfis de liderança na América Latina. O tema desta edição é “Como a Violência impede a participação dos jovens na política?” e, se você combate à violência em qualquer uma de suas dimensões e que quer incidir em políticas para mudar essa realidade, veja aqui alguns dados e participe!

Escuela