A JORNADA DO IMPACTO

A JORNADA DO IMPACTO
  • Tiempo estimado de lectura, 3 minuto(s)

Foram 12 participantes de 7 estados diferentes prontos para uma jornada de auto-conhecimento, experimentação de ferramentas e muito trabalho estratégico! As pessoas selecionadas desenvolvem trabalhos, que, de forma geral ou específica, são extremamente necessários para combater diferentes tipos de violência que afastam a juventude do debate e da disputa política, e não estamos falando de política partidária somente, mas sim de acesso a cidade, às instituições, educação, igualdade de direitos, saúde, entre outros.

dia 1

Utilizando a metodologia do #designthinking como base, a Fundação no Chile desenvolveu uma série de ferramentas que podem ser utilizadas do planejamento estratégico a gestão de projetos. Nesse primeiro dia passamos pelo mapa de empatia (quando você se propõe a estar no lugar do outro com escuta ativa), mapa de habilidades específicas (auto-conhecimento e análise de potencialidades e fraquezas), pesquisa de território, ferramentas de conhecimento de contexto e alguns caminhos possíveis para facilitação de encontros em grupo, o que é muito importante para quem está desenhando projetos de co-criação.

dia 2

Começamos o segundo dia de imersão colhendo quais foram os pontos considerados mais relevantes para os participantes e tudo que foi aprendido do dia anterior. Colocamos em prática a metodologia LabCívico, desenvolvida e testada pela Fundação em mais de 10 países da América Latina, onde os participantes podem criar projetos cívicos de incidencia político-social através da liderança colaborativa, contribuindo de forma prática para a estruturação de projetos locais.

Cada participante precisou definir a temática que gostaria de incidir, identificar quais participantes da Escuela poderiam compartilhar do assunto, refletir e investigar sobre o tema com os critérios SMART. Você conhece esse método? Caso não, anota aí:

Specific> O objetivo do seu projeto projeto precisa ser específico e facilmente entendido por qualquer pessoa.

Measurable> Ser mensurável, permitindo que você possa avaliar se o objetivo foi alcançado ou não.

Achievable> Ser atingível. Você ´precisa conseguir avaliar se o objetivo foi alcançado ou não!

Relevant> Ser relevante pra você! Seu esforço será recompensado quando alcançar a meta ;)

Time-based> Seu objetivo precisa ter um prazo para ser alcançado.

Tudo xs participantes pensaram levando em consideração distribuição geográfica, público alvo e características sócio demográficas, além de pensar parceiros chave (como outras organizações, movimentos sociais, academia, dentre outrxs) mais influentes relacionados que poderiam contribuir na delimitação do problema! Um grande canvas de planejamento estratégico!

dia 3

Último dia de Escuela, hora de priorizar! Qual problema principal que afeta e distância a juventude do debate político? A pouca formação de líderes políticos e sociais limita a participação de jovens, entre 18 e 35 anos, em espaços de tomada de decisão; e a causa priorizada foi a falta de formação política.

Nesse momento, o uso de ferramentas como o Mapa de Afinidades e o Café Mundial serviu para agrupar causas e consequências e pensar colaborativamente quais ações são possíveis de realizar em conjunto para reverter esse cenário! No fim do dia, divididos em grupos, xs selecionadxs definiram produtos e atividades que devem formar um plano de trabalho colaborativo para o problema apontado. Um timão!

Pra vocês não pensarem que teve só trabalho, juntxs nós rimos, abraçamos, choramos ao falar das dificuldades da rotina e saímos transformados ao ver a quantidade de jovens que têm buscado ferramentas possíveis de transformação do cenário brasileiro em relação à juventude, violência e participação política.

Depois dessa imersão presencial, xs participantes vão realizar seus próprios LabCívicos baseado nas temáticas com que trabalham. Depois do LabCívico, quando tiverem um projeto formado por uma equipe cívica de forma colaborativa, recebem um fundo semente para implementação do projeto em seus territórios. É o momento de impactar localmente depois de todo conteúdo aprendido por aqui!

A Escuela está só começando, ainda teremos muitas trocas ao longo do processo e um Encontro Regional e algum país da América Latina depois dos projetos aplicados e mensurados :) Você pode acompanhar tudo pelas nossas redes @cidadaniainteligente e facebook.com/cidadaniainteligente